15 julho, 2017

As manigâncias de dona Frozina





Manigâncias, eu nunca tinha topado com esta palavra. Tentei chutar e ver com o que ela se parecia, mas passei muito longe de seu significado real. E eu teria que descobrir, senão a leitura deste conto se perderia em sua interpretação.


Essa palavrinha esquisita – manigância faz alusão a trapaça, tramoia. O que condiz muito com a construção divertida do texto.



Também com esse dinheiro mirrado...Isso é o que a viúva dona Frozina diz do montepio. Mas dá para ela comprar Leite de Rosas e tomar verdadeiros banhos com o líquido leitoso. Dizem que sua pele é espetacular. Usa desde mocinha o mesmo produto e tem cheiro de mãe




Clarice nos fala brevemente de uma viúva , Dona Frozina, que perdeu o marido aos 29 anos de idade e que supostamente não quis mais homem nenhum em sua modesta vida.



Ela se dizia uma viúva a moda antiga, andava sempre com roupas recatadas, sem decotes e com mangas.
Dona Frozina também dizia não tomar Cola-Cola por achar algo moderno demais.



E ela se agarra nos santos. Os santos já estão enjoados dela, de tanto ela abusar. De “Nossa Senhora” nem se fala; a mãe de Jesus não tem sossego. E, como vem do norte, vive dizendo: Virgem Maria! a cada espanto




Outro hábito que cultivou desde muito jovem, foi tomar banho com leite de rosas. Sua pele era a prova viva de que o tal produto funcionava.


Como toda boa viúva, Dona Frozina era católica, rezava todas as noites para cada santo que conhecia.


Bem, não quero me detalhar muito neste conto, por achar interessante a forma como Clarice lança sombra sobre cada afirmação da Dona Frozina, sendo ela possivelmente um embuste rs.



Leia e se divirta com este conto divertido de Clarice.



Leiam as impressões da Silvia em Reflexões de Silvia.


 Clicar Aqui






Clarice Lispector - Todos os Contos
       Editora Rocco - Capa Dura - 656 Pgs
        Organizado por Benjamin Moser

                   
                   Marcia Cogitare



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!