11 março, 2017

Os obedientes







Clarice me parece que quando pensava no livro A legião estrangeira , o elegeu para ser um livro metafísico.



Cheio de metáforas e pensamentos mais do que abstratos. As vezes me sinto perseguindo um fantasma e quando acredito o ter encontrado tento toca-lo e minhas mãos o atravessam. Este é um sentimento estranho para um livro estranho rs.




E pessoas precisam tanto poder contar a história delas mesmas




O tédio, aliás, fazia parte de uma vida de sentimentos honestos



Mais uma vez Clarice resolve colocar um casal em foco, não sabemos nada sobre eles, seus nomes, profissão ou de onde são, apenas que num momento tardio da vida se decidem viver a vida de forma mais intensa.



Num primeiro instante Clarice se monstra como a autora que está criando este casal, talvez uma ideia de escritor que não lhe sai da cabeça e que precisa ser colocada no papel com urgência (pelo menos pra mim parece ser isso).



Já seria como se eu tivesse visto, risco negro sobre fundo branco, um homem e uma mulher. E nesse fundo branco meus olhos se fixariam já tendo bastante o que ver, pois toda palavra tem a sua sombra




Mais adiante o foco muda e Clarice deixa seus personagens “perfeitinhos” ganharem voz.
Estes dois são extremamente inábeis para a vida (muita gente é assim penso eu). A vida deles se resumem em cumprir papeis pre determinados. Não correr riscos é o lema desses dois. Veem a vida como uma tabela de contabilidade feita no excel, tudo muito bem organizado e controlado.



Depois deste conto pensei se as vezes vivo essa vida do e no mundo das ideias, uma vida que acontece somente em minha cabeça (doido né).
Eu pelos menos me pego descolada da vida como se ela fosse algo que eu pudesse colocar de lado e independente de mim (altas revelações interiores agora rs). Mas isso é um erro minha cara. A vida simplesmente acontece com você estando atento ou não.



Perdemos a vida no momento que tentamos controla la em vez de vive la.
Será isso que Clarice nos dá em suas entrelinhas?.



Bem, de qualquer jeito é uma boa percepção e um bom conselho para os viventes. 




Leiam a resenha de minha companheira de projeto Silvia no Blog Reflexões de Silvia - Clique Aqui 




*Conto pertencente ao livro A Legião Estrangeira






Clarice Lispector - Todos os Contos
       Editora Rocco - Capa Dura - 656 Pgs
        Organizado por Benjamin Moser

                   
                    Marcia Cogitare


4 comentários:

  1. Marcia, adorei essa colocação que você fez:
    "Cheio de metáforas e pensamentos mais do que abstratos. As vezes me sinto perseguindo um fantasma e quando acredito o ter encontrado tento toca-lo e minhas mãos o atravessam. Este é um sentimento estranho para um livro estranho rs."
    É bem isso mesmo!
    Esse livro não é fácil...
    Acho que gostei desse conto, talvez por me ver um pouco refletida nele. Mas não que ele seja assim super claro... É meio estranho também...
    Mas seguimos...
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, este livro é tudo muito solto. Talvez por isso tudo é muito difícil de explicar.

      Hug

      Excluir
  2. Oi Márcia, lembrei daquela frase do John Lennon "a vida é aquilo que acontece enquanto você está fazendo planos". As vezes ficamos tão presos a forminhas e padrões fabricados que parece que não sentimos o tempo. Acho que não era o caso da Clarice. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jade, lembro a biografia da autora e sua obra, sinto que ela vivia cada molécula do tempo. Intenso e doloroso, mas era vida em sua expansão.

      Hug :D

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!