22 março, 2017

Amora - Natália Borges Polesso






Seria pouco dizer que os contos de Amora versam sobre relações homossexuais entre mulheres. Também estão aqui o maravilhamento, o estupor e o medo das descobertas. O encontro consigo mesmo, sobretudo quando ele ocorre fora dos padrões, pode trazer desafios ou tornar impossível seguir sem transformação. É necessário avançar, explorar o desconhecido, desestabilizar as estruturas para chegar, enfim, ao sossego de quem vive com honestidade








Natália Borges Polesso
Não Editora
Páginas: 256



Já li inúmeros livros sobre mulheres que amam mulheres e todos exploravam apenas duas possibilidades - sacanagem ou drama.
Então resolvi parar de desperdiçar meu tempo com esses livros insossos.


Estes dias estava dando uma olhadinha nos ebooks na Amazon e vi esta capa linda (eu paro pra olhar qualquer capa que tenha  esculturas deste tipo, acho lindo, uma perfeição). 


E foi assim que me deparei com Amora, comecei a ler sem esperar lá muita coisa e a cada conto fui sendo fisgada, ora pela sensibilidade da autora, outras vezes pelo bom humor e certamente pela bela escrita.


Sem dúvida a dona Polesso entendeu que faltava algo mais real e pé no chão, que estivesse fora dos clichês (nem sempre isso é possível né) e preconceitos com as minas que curtem outras minas na literatura.

Pra mim como lésbica e leitora deste tipo de literatura, o mais bacana foi ver que nos contos temos mulheres protagonizando as histórias e mulheres  de todas as idades (tem uma vovó lésbica, muito daora).



Como todos os livros de contos, a qualidade oscila entre contos excelentes e outros nem tão bons assim.


A única coisa que não curti muito no livro foi a segunda parte denominada  - Pequenas e ácidas


Acredito que por não ser uma pessoa familiarizada com poesia, acabou que não consegui gostar dessa veia poética da autora nesta segunda parte (mas é gosto pessoal mesmo). 



Algumas imagens do App  Kindle no Tablet












Obs: Comprem o livro é muito lindo e capa dura (no dia que comprei o ebook não tinha o livro físico disponível na Amazon )





Livro vencedor do Prêmio Jabuti 2016 - categoria contos
Livro vencedor Prêmio Jabuti Escolha do Leitor 2016
Livro do ano AGES 2016 - categoria narrativa curta
Livro vencedor Prêmio Açorianos 2016 - categoria contos




Sobre a autora: Natalia Borges Polesso é escritora e doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS, é autora de Recortes para álbum de fotografia sem gente, obra vencedora do prêmio Açorianos 2013 na categoria contos, do livro de poemas Coração à corda, de 2015, e também da tirinha tosca A escritora incompreendida, publicada apenas na internet








                 Marcia Cogitare






2 comentários:

  1. Olha só... Brasileira, com um livro premiadíssimo.. gostei, muitas palmas pra ela!!!
    Você deve saber que esse tipo de livro não faz o meu tipo, mas eu me peguei rindo com as imagens que você postou.. É tão bom quando a escritora faz com que um livro com um tema não muito aceito (devemos ser realistas) seja cômico.. É muito mais fácil você inserir na sociedade um assunto assim do que aquelas cartilhas horrorosas que estão distribuindo por aí... (minha humilde opinião)
    Parabéns linda, ameeei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiani, penso que este livro pode ser lido por qualquer pessoa, independente de sua sexualidade.

      Como vc bem observou, a autora usa o humor em seu favor, o que torna as coisas muito naturais no livro.

      E sem contar que a autora ganhou vários prêmios importantes. Isso ajuda bastante na visibilidade.

      Sobre preconceito, é triste qualquer que seja sua forma.

      Hug lindona

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!