14 abril, 2016

Caixa de Pássaros

Não abra os olhos

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.




 Josh Malerman
272 páginas
Intrínseca

O instante entre decidir abrir os olhos e fazer isso de fato é a coisa mais poderosa desse novo mundo.

Logo no inicio da leitura me deparei com algo que não esperava e fechei o livro em desespero e agonia. Desespero pelo medo, agonia porque queria continuar a leitura e o medo não deixava... Pensei que era um livro de terror. Eu e minha mania de não ler sinopses!
Debati um pouco entre minha emoção e mente, venceu minha mente, e o li – não conte a ninguém, mas a cada linha, até certo ponto, estava morrendo de medo. Depois, bem... depois acabou... vocês vão saber o motivo.
O interessante desse livro está justamente em saber muito pouco dele.
Logo nas primeiras páginas começam algumas mortes isoladas, como se fossem suicídio, os telejornais e jornais apresentam isso em uma reportagem aqui e ali, em vários locais do mundo sem nenhuma ligação aparente.
Depois esse quadro muda e fazem ligação entre as mortes e as autoridades percebem que todos os suicidas pareciam que viam algo e simplesmente perdiam a sanidade, e com consequência se matavam.
Ninguém sabia o que estava fazendo isso, se era uma pessoa, alienígena, já que todos que viam “isso” acabavam mortos.
O mundo fica desolado, fábricas, indústrias, centrais energéticas, tudo para. O mundo apaga – literalmente – e começa a ter apenas mortos por todos os lados. Devido a essas coisas que passam a andar por ai e nada fazem, não atacam, não matam, mas se um ser humano olhar para isso, não aguenta e se mata!
Os que sobrevivem vão para refúgios, ficam presos em suas casas, tapam as janelas, e se escondem do exterior. O grande problema é: ninguém sobrevive sem água e alimento. E a busca disso traz o grande inconveniente de ao saírem darem de cara com essas coisas que causam a insanidade. Morte certa! Ninguém que as viu, sobreviveu, todos possuem essa certeza.
A narrativa está intercalada no antes, inicio das mortes e no depois de o mundo ter praticamente ficado desolado devido tantas mortes, e Malorie ter ficado isolada com duas crianças dentro de uma casa perto de um rio. 
A trama fica na narrativa do antes, depois e no agora em que ela tem de fugir  da casa pelo rio e para isso deverá abrir os olhos. Será que consegue? Ou melhor, consegue fugir sem ficar insana?
Fiquei presa entre o medo e a curiosidade até entender o que aconteceu e o que estava ocorrendo com Malorie e essas duas crianças que ela não diz o nome, só os chama de Menina e Garoto.
O mistério é palpável o que fez minha mente ficar pensando que ao virar a página me depararia com o ser que causou tudo, ou seres. Fui fisgada com os acontecimentos e a engenhosidade de todos os personagens em buscar a sobrevivência acima de tudo. E para isso, ninguém deveria abrir os olhos.
Isso mesmo! Todos deveriam estar de olhos fechados e permanecerem assim, a sobrevivência dependia disso.
Agora pensa a vida de algumas pessoas desconhecidas dentro de uma casa, precisando de alimentos, água (o mais básico para sobrevivência) e remédios, e não terem como abrir os olhos para ir buscar do que restou de algum supermercado, poço em frente a casa, e farmácia, pois se olharem para algo e verem o que todos os suicidas viram, sabe que terá o mesmo destino que eles.
Há personagens que se destacam, como o Tom e o Jules com seu cão Victor (muito fofa a relação dele com o cão), gostei muito da Olympia, detestei Don desde o início, e tive muita dó do Garoto e da Menina – apesar de saber que a criação deles era visando a sobrevivência, mas fiquei com pena, uma infância roubada -, e como são pessoas desconhecidas que se juntam na causa pela sobrevivência não há muito amor entre eles, só contribuem e tentam viver o melhor possível na situação. Então aqueles que esperam um lar, tira isso da cabeça. Há sim, muita divergência e intrigas entre si, até brigas em alguns momentos.
 Não sei se aconteceu com todos que leram esse livro, mas depois de um acontecimento (que não posso falar) descobri o andamento dos acontecimentos seguintes, não sabia os detalhes, mas o que ocorreria sim, então, o medo acabou! Só ficou a curiosidade em como seria o fim, qual o final de tudo.
Outra surpresa maior foi descobrir que não há um final, não há um desvendar dos mistérios, então se o autor quiser continuar poderá sim. E, aqueles que amam finais bem fechados, só terão o final fechado da história de Malorie na casa, e não dos mistérios.
O livro é bom? Sim, é. Mas, não é o tipo de livro que pensei que seria, um denso suspense com terror, e não é (e se tivesse sido, creio que teria sido melhor), e também não vi muito como um thriller psicológico, o vilão aqui para mim não foi tão vilão, foi óbvio demais para mim, e as criaturas, bem... vão rir de mim, os seres humanos que não possuem mentes para suportar, não são tão vilãs assim. O suspense é grande para uma base fraca.
O que pesou mais para mim foi descobrir como tudo ocorreria, desvendar o que seguiria (não sei se ocorreu com muitos). E o choque do fim não ter desvendado o grande mistério, afinal cadê o clímax do thriller em que tudo desvenda e tem um desfecho? Não creio que seja spoiler isso, pois acredito que quem pega um livro desses quer saber o desvendar do grande mistério, ou ao menos pistas, nada é dado nesse livro. Então se prepare, não espere por respostas.
Se tiver continuação vou ler, afinal a curiosidade permaneceu e o mistério dos monstros/criaturas/aliens ou sei lá o que é, não foi desvendado. Para terem uma ideia, formei a solução para mim, esses seres são tão puros/lindos que a mente humana não consegue lidar, registrar e acaba se perdendo.
Um livro que trata da insanidade e da postura dos que já são insanos quando tudo ruir.
Indico o livro, é bom. Mas, não esperem muito.

Mais gravetos se quebram. A coisa se move devagar. Malorie pensa na casa que abandonaram. Estavam seguros lá. Por que saíram? Será que o lugar para onde estão indo é mais seguro? Como poderia ser? Num mundo onde não podemos abrir os olhos, uma venda não é tudo que temos para nos defender?



15 comentários:

  1. Olá Cinthia, já vi esse livro algumas vezes e cheguei até a ler a sinopse, jurava que tinha terror no meio. Sua resenha me deixou com um sentimento ambíguo, fiquei dividida entre minha curiosidade de saber como é o desenrolar do livro e o medo de não gostar do final. Por via das dúvidas, vou ficar de olho nas promoções do submarino para ver se ele me chama por lá. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jade, leia o livro, ele compensa ser lido. Para mim não foi como para a maioria das pessoas que o acharam incrível, mas talvez seja algo bem particular. Mas, independente do final sem um fim, compensa muito ser lido. O terror é o suspense, não tem nada feio nele não, há mortes em forma de suicídios, mas isso não é terror.

      Excluir
  2. Cinthia que livro mais doido esse, lança um mistério e depois não diz nada para o leitor, ai não gostei.
    Possivelmente não leria este livro.

    Sua resenha é bem sóbria, gosto disso.

    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amaria saber sua opinião a respeito desse livro Marcia. É o mistério (os) não é desvendado, bem assim, "deixando todos a ver as velas dos navios, nem os navios dá para avistar".

      Excluir
  3. Cinthia, estou com esse livro aqui na minha estante esperando pra ser lido. Já fazia tempo que eu queria fazer essa leitura, mas eu tenho esse hábito de comprar o livro e acabar adiando adiando e só lendo ele depois de muito tempo, mas a tua resenha reaguçou a minha vontade e eu acho que vou terminar um que tenho aqui de parceria e vou pega-lo esse fim de semana.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Kris, e quando fizer a resenha me informe para que eu vá lê-la, será um prazer, amo ver várias opiniões, quero saber como vai perceber o livro. Beijo.

      Excluir
  4. Uau! Coloquei esse livro na minha lista mas só li a Sinopse e a capa me comprou também hahaha Mas como a Sinopse não fala quase nada mesmo, essa resenha me revelou algumas coisas, como essa de terem possíveis seres de outros lugares que eu nem fazia ideia de que poderia ter no livro. Acho que o que prende mais o leitor é o não saber de nada. A curiosidade sempre ganha hahaha mas como não tem um desfecho completo, digamos assim, espero que o autor dê uma continuação XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavinia, leia, creio que vai aproveitar melhor a leitura do que eu. Não é um livro ruim, só não foi tudo o que esperava. Sim, também espero que tenha uma continuação, ou pode ser deixado assim também, que teve um final, só não para os mistérios.

      Excluir
  5. Oi! Eu esperava tanto desse livro e, na verdade, ainda espero! É sou teimosa, mesmo sabendo que posso me decepcionar por um final não concluído acho que pode valer a pena todo o resto. Todos dizem que o livro tem um suspense perturbador e que pode causar medo em algumas pessoas, acho que isso acontecerá comigo, rsrs. Como deve ser angustiante não poder ver a luz do dia, andar de olhos fechados e só poder abri-los em um local de segurança, tudo porque tem algo que leva a morte quando olhamos. É uma boa saída a que você arrumou, mas acho que prefiro acreditar que eles são tão horríveis que causam a loucura (eu sempre dramática, rsrs.) Estou morrendo de vontade de ler, até porque a capa é muito linda para um livro suspense e quem sabe esperar uma continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja, sua imaginação vai longe, só por ler a resenha já faz conjecturas, então durante a leitura vai amar. Sugiro que o leia quando tiver tempo para não parar a leitura (não vai conseguir fazer isso). Sua imaginação vai ficar aguçada, é um livro para imaginar e sofrer com essa imaginação!

      Excluir
  6. Li esse livro recentemente e foi meu primeiro contato com o gênero, e estava com altas expectativas em relação a esse livro, e que foram todas superadas, primeiro porque a cada final de capítulo ficava mais envolvida com a estória, e queria mais e mais ler, achei os personagens bem construídos, e acabei me envolvendo de mais com a trama, várias vezes me vi me colocando no lugar nos personagens, posso dizer que amei, e espero ter oportunidade de ler livros como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, que bom que superou suas expectativas, fico feliz em saber sua opinião. Gostaria de saber de outros livros nesse estilo, mas só conheço de terror e não apenas como esse que não é terror mas deixa a pessoa imaginando o que vem a ser tudo e o suspense faz o trabalho de trazer o medo conforme a pessoa fica imaginando. Agora livros de terror eu fico impressionada, esses de fantasmas, coisas do além, zumbis...por ter algo real ali. Depois vou pesquisar para ver se há mais livros assim e te aviso. Beijos.

      Excluir
  7. Oiie, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, estou com o livro, mas ainda não peguei para ler, mas irei ler em breve, sou uma pessoa muito medrosa por isso não leio livros do tipo, espero gostar, e que pena que não temos a revelação dessas coisas, seja lá o que são que tem feitos as pessoas ficarem insanas, assassinas suicidas.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. o queeeeeeeeeeee? que loucuraaaaaaaa :-O
    como assim?
    amiiiiga, confesso, ameei a capa, achei sua resenha super interessante e em alguns momentos até me lembrou "Ensaio sobre a Cegueira" mas.. não leria :X
    não tem finaaaaaal.. você entende o que eu digo né? :(((

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito curiosa agora, um livro cheio de misterios e terror, so nao gostei que nao ha um desfecho!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!