31 março, 2016

Resenha: Andurá


Trecho:
"Apesar de estar claro que, com a minha habilidade, poderia manter visitantes indesejáveis longe de mim, às vezes, demoramos para entender o nosso dever, custamos a descobrir nosso dom ou como, de fato, ele nos serve e para onde pode nos levar. Mas nunca é tarde para um começo. Não importa o que o outros digam, tampouco importa o que vão pensar ou dizer sobre seu futuro, suas dificuldades, sua incapacidade de fazer aquilo que deve ser feito. Nenhuma raiz é tão profunda que te prenda ao solo, nenhuma praga, doença ou maldição é tão forte que impeça teu espírito de planar, doença ou maldição é tão forte que impeça teu espírito de planar nos ares mais puros da imensidão do céu e nenhum galho é um fardo tão pesado que não valha a pena carregar; afinal, é possível contemplar belos frutos por toda sua extensão."



M A G N Í F I C O !!!



Obra Vencedora do Prêmio Off Flip de Literatura



Queridos,

O que dizer de um livro que te toca a alma quando tudo o que você quer na resenha é que a alma do leitor do blog seja tocada também?



Essa delícia de livro de Lucas Benetti, com ilustrações lindíssimas de Carol Borges me atordoou, me encheu os olhos de lágrimas e o peito de amor...  A síntese de tudo é que acabei esse livro, inspirada a ser alguém melhor!



Não...não! Pára com isso! Não é auto-ajuda, não... é FANTASIA! É signo! É mitologia tupi-guarani.

Na USP, tempos atrás, fiz alguns cursos de mitologia greco-romana e me encantei. Essa é minha primeira vez com mitologia Ameríndia: tupi-guarani. Eu estou apaixonadíssima. E sem querer cuspir no prato que comi (ainda amo os Heróis, os Sátiros, as Ninfas, as Quimeras, as Sereias - principalmente elas) e todos os outros seres que compõem a mitologia grega, mas... Andurá é "gente" da minha gente.  

Ler Andurá é como abraçar um irmão que você não sabia que existia.

Eu sei que não estou sendo prática nessa resenha... não estou sendo técnica mas, a abstração me pegou de tal jeito, meus olhos estão brilhando tanto enquanto escrevo que me é impossível ser qualquer coisa que não um ser em surto... em combustão! 

Vou tentar ser sintética:

"Andurá é uma árvore fantástica que, à noite,  se inflama subitamente."(Wikipédia)

E ali na floresta onde vive, em meio a tantos seres maravilhosos, frondosos e belos, acaba por ser acusada de ser diferente. Todos os dedos da fauna e flora estavam apontados em sua direção.

Era impossível compreender porque Tupã, havia criado o Andurá com esse poder (que num primeiro momento parecia maldição). A árvore considerada maldita, até por alguns humanos, de algum modo, mostra a que veio (só lendo pra saber, baby).

Eu não vou dizer mais nada... só te deixar com algumas das reflexões do Andurá:


Sobre si mesma:


Mas nunca é tarde para um começo. Não importa o que o outros digam, tampouco importa o que vão pensar ou dizer sobre seu futuro, suas dificuldades, sua incapacidade de fazer aquilo que deve ser feito. Nenhuma raiz é tão profunda que te prenda ao solo.



Sobre os homens que queriam atacar:




Parecia que todas as riquezas e prestígio que ganhariam se me levassem para suas terras tinham conferido a eles coragem descomunal.



Atual, não é?



Sobre todos:




Todos temos um guerreiro aceso dentro de nós pronto para lutar pelo que acreditamos e para manter aceso o fogo do nosso espírito.



Ai que vontade de encher de quotes!!! Mas não vou, né? Não vou tirar de você, a surpresa de ver a beleza se desnudando pouco a pouco, à medida que adentra a floresta, através do livro.



Pra não dizer que não falei (das flores) da parte técnica:




O livro é feito com um papel delicioso (cheiroso) liso e macio, como costumam ser os livros infantis/juvenis com ilustrações.

As ilustrações de Carol Borges, complementam, harmonizam ... se casam, com o texto forte, doce e poético de Lucas Benetti.



O livro tem 24 páginas e eu posso ler Lucas Benetti a noite toda... então, já li o livro 3 vezes.

Apesar de estar na categoria infanto-juvenil, todo ser vivente deveria ler. Em especial os adultos desprovidos de preconceito e que pensam fora da caixinha.

Após ler pensamos: é muito compreensível que este livro tenha sido a obra vencedora e levado o Premio Off Flip de Literatura!

Concluindo: estou apaixonada por Lucas Benetti e Carol Borges (você notou?) e queria muito ter atingido meu objetivo com essa resenha que é: dar a você a oportunidade de apaixonar-se por eles também... 

ah! e daqui pra frente, por favor, sutadinhos... me chamem de Andurá! *suspiro*






           Coloque-o entre seus desejados no 

Como adquirir o livro?

Você pode adquirir o livro diretamente com o autor, tanto em sua página no Facebook, quanto por e-mail.
Aproveite o momento porque o livro está com uma promoção de FRETE GRÁTIS:

Facebook: Lucas Benetti

E-mail: lcs182@hotmail.com




10 comentários:

  1. Sempre fui mais chegada a mitologias greco-romana e nunca tinha ouvido falar em Andurá. Mas a sua resenha me cativou e adorei as ilustrações do livro! Sem falar também que a capa é linda rs Poxa, você me deixou mesmo curiosa falando quase nada da história kkk O jeito vai ser ler o livro o quanto antes rs Será que tem em pdf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gatona....
      O livro é todo encantador.
      Não tem em PDF, não... só o livro físico, mesmo.
      Se quiser o autor autografa pra você.
      E-mail: lcs182@hotmail.com ou fb.com/benetti.lucas
      :)

      Excluir
  2. Poxa que legal ele ser tão acessível ^-^ Obrigada >D

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaaa Telma, não tem como ignorar Andurá depois desta resenha emocional rs.
    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, Marcinha.... vc sabe como sou intensa quando me apaixono!!!!
      :D

      Excluir
  4. Que livro lindo Telma. Apesar de gostar muito de mitologia tupi-guarani não conhecia esse mito nem esse livro. Mas só a capa já é maravilhosa e os quotes também. Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro mas achei ele bem interessante, gosto muito de mitologia e sempre tive muito curiosidade em conhecer a tupi-guarani por isso acho que esse é o livro certo para se começar !!

    ResponderExcluir
  6. Telminha que coisa mais linda esse livro, amei as ilustrações e a sua resenha me fez lembrar de outro que eu li ontem, só que esse não aborda os mitos tupiniquins e sim os africanos, é outra coisa tão linda quanto, acho que tu ia amar. Tua resenha tá uma delicia, já quero ler essa obra ai

    ResponderExcluir
  7. Andurá, sua linda..
    Amei os desenhos, amei o assunto, e fiquei encantada pelo seu encanto...
    Levarei pra sempre comigo que "Nenhuma raiz é tão profunda que te prenda ao solo" *----*
    Quero ter a oportunidade de ler.. amei sua resenha..
    Beijos rainha!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!