16 setembro, 2015

O Alquimista

Sinopse: O jovem pastor Santiago tem um sonho que se repete. O sonho fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. Decidido a seguir seu sonho, o rapaz se depara com os grandes mistérios que acompanham a raça humana desde a sua criação; o Amor, os sinais de Deus, o sonho que cada um de nós precisa seguir na vida. A peregrinação de Santiago, narrada pelo escritor Paulo Coelho em O alquimista transformou-se num dos maiores fenômenos literários. Caminhando em uma caravana pelo deserto do Saara, ele entra em contato com pessoas e presságios que lhe indicam o caminho a seguir. Entre eles, um misterioso personagem - um Alquimista é quem irá ensiná-lo a penetrar na Alma do Mundo, e a receber todas as pistas necessárias para chegar até o tesouro. 






O Alquimista

Resenha por : Isa

Bom, eu já havia lido esse livro a muito tempo atrás, e queria ler algo sem compromisso, uma leitura para "passar tempo" digamos assim. Ai olhando minha estante passei os olhos por ele e senti uma vontade enorme de saber como seria reler um livro após anos de leitura, perspectivas, ideias, mensagens etc ... E foi ai a grande surpresa ... Tudo mudou e acho que vou reler alguns livros que a muiiiitoooo tempo atrás eu li.

Achei interessante colocar esse trecho de uma pesquisa antes de iniciar a resenha, faz todo o sentido sobre a busca do Santiago e a nossa própria busca também 

Segundo o psicólogo Abraham Maslow, existe uma pirâmide de necessidades humanas que devemos satisfazê-las, indo do mais básico que é comida, água, sexo entre outros, até o topo da pirâmide, onde encontramos resumidamente o seguinte item: Se você pode ser algo, então você deve ser (Auto realização).Logo deduzimos que, os nossos sonhos estão diretamente ligados a nossa felicidade, mas, quantas vezes questionamos nossas convicções sobre nossos caminhos? Quantas vezes duvidamos da nossa capacidade em transpor desafios e acabamos adiando o que deveríamos tratar como prioridade e, muitas das vezes, deixamos nossos sonhos em algum canto de nossa casa, em uma caixa, esquecidos?

É essa a história do jovem pastor Santiago e suas ovelhas nos campos da cidade de Andaluzia. Tudo começou quando um sonho se repetiu por duas noites seguidas, nele, uma criança brincava por algum tempo perto dele e depois, segurou pelas mãos e o levou até as pirâmides do Egito, como num passe de mágica, seus pés estavam na areia e a criança dizia para ele ir até as pirâmides e que lá, encontraria um tesouro escondido.

Com a possibilidade de realizar seu sonho, por mais estranho que isso seja, Santiago procurou uma cigana que interpretava sonhos na cidade de Tarifa, ele contou cada detalhe para a tal vidente e recebeu uma resposta um tanto inesperada: que se uma criança falou para ir para a tal pirâmide, ele deveria ir, e como pagamento pela leitura dos sonhos, deveria dar uma parte do tesouro encontrado para ela.

Se sentindo enganado pela cigana e furioso com isso, ele sentou-se no banco de uma praça, prometendo nunca mais acreditar em sonhos, até que um senhor entrou em seu caminho e fez ele mudar de ideia, começando pelo livro que ele carregava.

“ E o velho disse para o pastor – É um livro que fala o que quase todos os livros falam. Da capacidade que as pessoas têm de escolher seu próprio destino. E termina fazendo com que todo mundo acredite na maior mentira do mundo ….”

E a partir daí a vida de Santiago muda completamente “O Alquimista” é um livro fantástico, no decorrer de sua leitura podemos aprender muitas lições a cada aventura que o jovem pastor supera. Apesar de um grande toque de ficção, o livro é um guia de bolso da palavra “alquimia” que significa, transformar-se, modificar-se ou bem mais simples, evoluir.


6 comentários:

  1. Eu devo confessar que esse livro tem alguns estalos de realidade misturados a muitos minutos de surda insanidade. Você começa a ler, tendo um personagem e um ambiente que poderiam ser muito bem considerados como reais. No entanto, a história vai se perdendo entre meio a tipos de religiões, de crenças e no final temos aquele momento incrível - mas que em nada se complementa a história - da manipulação do vento, no deserto. A leitura é boa, mas eu terminei a última página me questionando "Tá, e daí?" De qualquer forma, vale a pena ser lido.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Devo confessar que não sou uma grande fã de Paulo Coelho, mas até que esse livro pareceu interessante, o que tenho medo que que o autor tenha deixado um pouco enfadonho essa caminhada pelo deserto. Mas o fato dele seguir um sonho seu que parecia até em tão sem sentido é curioso e instigante.

    ResponderExcluir
  3. N gosto mt do Paulo Coelho, mas esse livro parece ser bom, talvez eu dê uma chance a ele algum dia, qm sabe...

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que Paulo Coelho não está entre os autores que gosto de ler... mas minha irmã lê e se identifica. Adoro isso. Nos identificamos com um livro, de acordo com nossas experiências e personalidade e, cada pessoa é um mundo!
    Amei a resenha, Isamara.
    =D7

    ResponderExcluir
  5. Isamara, apesar das ótimas críticas ao autor Paulo Coelho, não curto muito a sua forma de escrita, narração e diálogos. Creio que a leitura torna-se gradativamente mais lenta com a sua presença. Para os amantes de Paulo, com certeza adorarão.

    ResponderExcluir
  6. Acho a mensagem passada pelo livro válida, está em constante evolução e batalhar pelo que se deseja, no caso de Santiago interpretar o significado do sonho e encontrar o tal tesouro, mas não tenho muito interesse no Paulo Coelho, seu tipo de escrita não me agrada nem um pouco e por isso raramente leio algo dele, sempre prefiro me aventurar por algo que tem mais chances de me surpreender e agradar.
    Concordo totalmente com o que Maslow relata em suas teorias, até estudei detalhadamente cada aspecto de seus estudos durante um curso, precisamos realmente nos preocupar em realizar nossos sonhos e encontrar caminhos para isso.
    Parabéns pela resenha, direta e consegue passar o que realmente sentiu ao reler o livro.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!