05 agosto, 2013

Resenha - O Menino da Mala - Editora Arqueiro

O Menino da Mala - Lene Kaaberbol e Agnete Friis


Sinopse em post anterior - CLIQUE AQUI para ver.

Como falar de um livro MARAVILHOSO, sem recorrer aos clichês de “Ótimo!”, “Excelente!”, “Amei!”... etc?

Cara... num dá!

O livro é Ótimo, Excelente, Maravilhoso, eu Amei, Do cara....mba!

Vamos nos colocar  no lugar das duas personagens centrais?

Imagine sua vida como ela é agora... e imagine a pessoa que você mais ama nesse mundo (filho, pai, mãe, amigo, marido, namorado, cachorro, etc).... Agora imagine que essa pessoa é roubada de você! Sequestrada! Você vai à polícia que não lhe dá crédito. Você sequer tem pistas de onde começar a procurar. O relógio vai passando e suas chances diminuindo. Nenhum sequestrador lhe contata.  A polícia passa a acreditar em você e lhe pinta todos os cenários possíveis (cada um mais macabro que o outro). Você não pode sucumbir ao desespero. Você tem que encontrar seu amor... que está desprotegido e quem sabe, já morto.

É muita agonia, né?

Bem, essa é Sigita. Uma das personagens que mais amei! Uma mulher forte que quando percebe que seu filho foi roubado dia a si mesma que vai matar quem fez isso (como você ou eu diria e pensaria). Mas, por onde começar? Matar a quem?

Imaginou?

Agora vamos mudar o rumo do seu imaginário:

Pense agora, na sua vida  normalmente. Você é um adolescente, adulto, idoso... não importa. Pense na sua vida normalmente. Pense que uma amiga lhe pede para retirar uma bagagem da rodoviária e lhe dá a chave.
Quando você chega lá, encontra uma mala, a carrega e quando a abre, dá de cara com um menino de uns 3 ou 4 anos, drogado, nu, quase morto e que não fala sua língua. Você presta os primeiros socorros e pensa: “se eu entregar pra polícia vai ser melhor pra todo mundo, né?”... mas, afeiçoa-se ao menino e resolve descobrir sua mãe, numa fração de momento, por conta própria e, se não conseguir chamará ajuda da polícia. Você teme pela integridade física do menino. Você teme que o alguém num abrigo e ele fique ainda mais traumatizado do que você sabe que ele já está. Num ato impensado (ou talvez maternal demais) você começa a investigar de onde surgiu o menino e vê sua vida cabeça de cabeça para baixo. Começa a ser perseguida e vê que é a única a se importar de verdade com a segurança daquela criança.

Essa é minha outra heroína:  Nina! Mulher de princípios! Forte (apesar da fragilidade física) e decidida, mas humana: com todos os conflitos internos que nós temos.

A vida dessas duas mulheres se esbarra durante todo o livro. O desespero de ambas, por motivos diferentes, mas girando em torno do “menino da mala” é sensível, angustiante, crível!

Esse livro trata, de uma maneira cheia de credibilidade, narrativa de primeira, Português irretocável (tradução nota 10), os sequestros que tanto ocorrer e a sensação de que tudo isso está longe de nós, quando na verdade, pode acontecer conosco a qualquer momento.

Até onde você iria para proteger uma criança que nunca viu?

Até onde você iria para recuperar seu amado filho?

Entendo toda a comoção em torno desse livro que está na lista de mais vendidos, de acordo com o New York Times. Dessa vez, não me decepcionei. Amei cada momento do livro. Cada página (pra não dizer parágrafo), repleto de ação, beleza descritiva e de “quero mais”.

Sabe aquele livro que você bebe até a última letra e  já sente saudade? Esse é o livro!

Há possibilidade de arrependimento com a compra? A menos que você não goste de intensidade, complexidade e histórias bem diferenciadas das que estão na moda.

Se você procura algo diferente do modismo, inteligente, pulsante, pungente. Esse é o seu livro!
Altamente recomendado!

Quote do sentimento da mãe ao perceber que seu filho havia sido levado: (página 56)

“Não estava mais à beira do abismo. Já havia sido inteiramente engolida por ele. Porque, se Mikas não estava com Darius, com quem poderia estar?”

Quote de Nina, após encontrar e resgatar o menino: (página 172)

“Quem seria aquele menino? Nina observou pacientemente enquanto ele insistia em vestir sozinho a camiseta. Talvez tivesse sido sequestrado e trazido para a Dinamarca para ser explorado em algum esquema de prostituição ou abuso, mas por que diabos teria sido colocado dentro de uma mala e abandonado num guarda-volumes?”

Vontade de lhes dar muito mais “quotes”.

Mas vou dar-lhe um abraço carinhoso e um conselho valioso: LEIA! ;)

Obs.: Essa resenha por conter erros gramaticais e/ou ortográficos, que serão corrigidos à medida que o tempo me for permitindo.




30 comentários:

  1. Estou louca por esse livros agora li sua resenha, não me interessava tanto, mas agora desejo ele. Amei a resenha, o livro deve ser ótimo.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que tenha gostado, Catharina!
      Você vai amar a leitura dele.
      beijoconas

      Excluir
  2. Uau, não tinha visto nada sobre esse livro até agora, mas depois dessa resenha ele entra pros meus desejados com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayná,
      A leitura super vale a pena!
      Amei demais.
      beijoconas :)

      Excluir
  3. Muito boa esta resenha!!!
    Parece que o livro é muuuuuito bom!!!!
    Quero ler!!! o/

    ResponderExcluir
  4. Ah Telma fiquei querendo muito esse livro!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela resenha, bastante explicativa.
    Quero muito ler esse livro, deve mostrar muito da realidade e dar uma lição de vida.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro e essa é a primeira resenha que leio, adorei.
    Achei a capa legal também!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu já estava querendo este livro, agora com essa resenha. Por um bom tempo fui vendedor e sei quando alguém passa uma informação de um produto quando vem do coração. Muito boa sua resenha e o livro já está na minha lista.
    Abraço e siga sempre assim e parabéns pelo site.
    Estarei dentro de quase todas as promoções.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Já queria esse livro, agora quero mais ainda.
    Telma, se você não parar com essas ÓTIMAS resenhas vai acabar me levando a falência kkkkk
    Beijos *---*

    ResponderExcluir
  9. Cara, essa foi a resenha mais empolgada que já li desse livro. =) Logo que soube do lançamento eu estava, assim, superanimada, curiosa, etc... Aí comecei a ler algumas resenhas positivas, mas com alguns pontos importantes não tão positivos, e aí fiquei mais "pé no chão", sem criar aquela expectativa imensa. Sua resenha me deu um ânimo a mais com o livro. Claro que ainda quero lê-lo, só não sei bem quando vai ser isso.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  10. Já me falaram muito bem do livro,vamos ver se faço algumas comprinhas e trago esse para casa.

    ResponderExcluir
  11. Nossa adorei realmente a resenha, me deu até vontade de comprar, mais um pra adc na lista de desejados do skoob :)

    ResponderExcluir
  12. O livro me surpreendeu. Não esperava que fosse tão bom. Já havia lido alguns comentários sobre ele e muitos diziam que era chato e sem graça. Mais ao meu ver, merece ser lido e adicionado a estante. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha, o livro acabou de entrar para a lista de desejados com certeza...

    Danny ;)

    ResponderExcluir
  14. Eu li a resenha no Skoob.......e, fiquei interessada, pois me lembrei do filme vivido pela atriz Andréa Beltrão que é uma professora e, que não se importa o que fazer para proteger e salvar a vida de seu aluno. Aqui é uma enfermeira que, move todos os meios para proteger o menino e, além de querer saber o que realmente aconteceu com sua amiga e, porque o sujeito mal está querendo tanto o menino.

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo esse livro agora, to no começo ainda. A história me deixou curiosíssima e muito empolgada. Mas depois de comprá-lo, li algumas resenhas que me fizeram segurar as expectativas, pois diziam que o livro era "fraco".
    Agora sua resenha me deixou mais animada para lê-lo. :)
    Até agora estou gostando, mas nada foi esclarecido ainda, pois estou no começo. To curiosa pra saber o desfecho!

    ResponderExcluir
  16. Puxa, eu achei que ia ser um livro meio clichê, mas do jeito que você falou parece muito empolgante! Super está na minha lista agora! xD

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha! Agora estou ansiosa por ler.

    ResponderExcluir
  19. Amei a sua resenha, e esse livro é magnifico. Gosto de coisa intensa, e preciso logo desse livro, sei que vou me apaixonar.. e se eu encontrasse um menino em uma mala, iria correndo pra casa para proteger ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha a princípio eu faria isso também...
      Mas após ler esse livro, mudo meus contextos haha

      Excluir
  20. Tô louca por esse livro, não por ser lançamento ou pela capa indescritível de tão linda que é. Mas a sinopse e as várias resenhas que li sobre ele, tão interessante. Mesmo sem ler já sei praticamente o livro inteiro.

    ResponderExcluir
  21. Tô louca por esse livro, não por ser lançamento ou pela capa indescritível de tão linda que é. Mas a sinopse e as várias resenhas que li sobre ele, tão interessante. Mesmo sem ler já sei praticamente o livro inteiro.

    ResponderExcluir
  22. Tô louca por esse livro, não por ser lançamento ou pela capa indescritível de tão linda que é. Mas a sinopse e as várias resenhas que li sobre ele, tão interessante. Mesmo sem ler já sei praticamente o livro inteiro.

    ResponderExcluir
  23. Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores livros que li esse ano...
    Pena que não tenho liro físico..
    Li através do computador mesmo haha

    ResponderExcluir
  24. Nossa, parece bem legal, interessante. Gostei muito dos quotes, e acho que a resenha foi bem informativa.

    ResponderExcluir
  25. Telma é impossível após sua resenha não querer ler este livro, dica mais que anotada.

    Hug :D

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!